Vida Prática

Ser líder não tem nada a ver com ser chefe

O líder consegue extrair as habilidades individuais dos elementos da sua equipa, combinando-as na procura da sinergia.
Basta que pessoas com objectivos comuns se reúnam, que sempre haverá aquela que se destaca, que pensa à frente e  acaba conduzindo o grupo nas decisões. Essa pessoa que atrai a atenção e a admiração do grupo é aquela que podemos  chamar de líder.

Liderança é uma capacidade que se conquista mais pelo respeito e pela admiração dos outros, do que por cargos nomeados. O verdadeiro líder é aquele em quem o grupo se espelha, e que serve como referência .

Embora muitos pensem o contrário, para ser líder,  é preciso muita humildade e  generosidade. Essas são as características que tornam fácil o movimento do líder, fazendo-o aproximar-se de todos sempre dentro de um ambiente de confiança. Na presença do líder as pessoas sentem-se à vontade, seguras.

O verdadeiro líder sabe quando deve repreender. Não humilha, nem expõe as pessoas ao ridículo, mas mostra o que poderia ter sido feito para melhorar  o resultado final.

Nem todo chefe é um líder. Para saber se um chefe é líder, basta avaliar o comportamento do grupo na sua ausência. Se o comportamento das pessoas muda quando não está presente é porque ele  manda mais do que lidera. É mais provável que controle sua equipa mais pelo medo do que pelo respeito. Mas,  quando o chefe sai, e o ambiente de respeito permanece então sim temos um líder de verdade.

A liderança começa pelo autocontrole, tarefa árdua e complicada ao alcance de poucos. Um bom líder deve-se conhecer a si mesmo, saber os seus pontos fortes e fracos, procurando viabilizar os fortes e tentando ultrapassar  os fracos. Deve promover as condições adequadas para que surjam outros líderes à sua volta.Um verdadeiro líder não cria seguidores, cria líderes…

Que tenha conhecimento amplo e profundo do trabalho a ser realizado.
Que seja honrado e íntegro.
Que tenha visão do futuro.
Que se dedique com paixão aquilo que faz.

Liderar consiste, em conseguir com que os demais façam o que devem fazer com profunda convicção e, que o façam com a responsabilidade pessoal,  para que isso aconteça.

Enviar Comentário




Vida Pratica © 2009-2010 · Todos os direitos reservados | Politica de Privacidade | Contactos